Desabafo de um pecador assim como você!

Já faz muito tempo que eu penso sobre esse assunto, já conversei com alguns amigos, já ouvi várias opiniões, já ouvi pregações que, em determinada parte, abordaram o tema, mas o que mais me incomoda (e continua incomodando, ao ponto de me trazer a este desabafo) é o fato de eu não ver nada mudar, aliás, só vejo fatos acentuando a cada dia mais essa mancha. Estou falando dessa falsa unidade do corpo de Cristo, a noiva do Cordeiro, a igreja universal.
Falo da igreja, aquela que reúne todos os habitantes do mundo que professam a fé em Cristo Jesus, que foram chamados para viver uma vida fora do pecado e para levar as boas novas a todos e a fazer discípulos do mesmo Jesus.
Não estou preocupado se todos vão ler até o final, ou se vão concordar; me preocupo em saber que alguém vai ler e isso vai causar uma reflexão, estou - embora em outro contexto - no mesmo estado de espírito do Hibrido, na sua canção "Apócrifos": "... sou cachorro e vou latir, eu me criei pra isso..."!
Eu cansei!!!!!(isso mesmo, 5 pontos de exclamação, para você ver o nível de desapontamento!). Meu desabafo pode ser resumido em versos de uma das músicas que marcaram o início da minha caminhada, "O Novo Mandamento" da banda Fruto Sagrado, nela diz logo no começo: "Não entendo o porquê de tanta denominação, tantos nomes só fazem aumentar a nossa divisão..." é isso! Por que, por que, por que tantos nomes, por que tantas igrejas diferentes, por quê?
Teólogos, por favor (se é que algum vai se dar ao trabalho de comentar), não me venham com as explicações históricas, muito menos com aquela história velha da igreja ser feita de pessoas e pessoas são diferentes, porque esse não é o meu ponto. Quero entender o porquê de sabermos que isso acontece, vermos isso estragando, manchando a imagem da igreja de Cristo, manchando o nome do próprio Jesus e continuarmos fingindo que não acontece, nós (estou falando de mim também), nós somos uns grandes, enormes, gigantescos hipócritas, essa é a minha visão da nossa verdade atual: Hipócritas com "H" maiúsculo, de marca maior, com gosto e qualquer outra forma que faça você entender que somos muito. Porque nós sabemos (ou deveríamos saber) que a nossa unidade é fundamental para o nosso papel de igreja, a fim de cumprirmos com a nossa obrigação, que é pregar o amor de Deus e Jesus Cristo, pregar as boas novas, a salvação que há em Jesus e só nEle, fazer discípulos dEle e prepará-los para fazer o mesmo que fizemos por eles.
Aqui vou fazer duas observações:
1ª: Em João 17, Jesus ora a Deus por seus discípulos, em determinado momento, Ele diz: "-... para que todos sejam um, como Tu, ó Pai, O és em Mim, e Eu, em Ti; que também eles sejam um em Nós, para que o mundo creia que Tu Me enviaste. E Eu dei-lhes a glória que a Mim Me deste, para que sejam um, como Nós somos um. Eu nele, e Tu em Mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que Tu Me enviaste a Mim e que tens amado a eles como Me tens amado a Mim". João 17:21-23
2ª: No mês passado, em um culto na igreja na qual congrego, chamado "Culto da Unidade", o pastor responsável pela mensagem fez uma brilhante e inesquecível ilustração (acho que é isso.) sobre o que é unidade. Durante a mensagem,  todos esperavam para saber do que se tratava aquela caixa sobre uma mesa no altar. Ele chamou a sua esposa e pediu que ela o ajudasse, ela abriu a caixa e tirou de lá uma travessa, algumas batatas cozidas, um espremedor de batatas, leite, sal e uma colher. Ela começou a espremer aquelas batatas dentro da travessa e a misturar o leite, acrescentando o sal e , assim, fizeram um purê de batatas. Por fim, pediu que duas irmãs que fossem muito boas cozinheiras se voluntariassem a participar. Quando elas chegaram lá, pediu que, por favor, elas separassem as batatas do leite e do sal e devolvessem cada coisa ao seu lugar, o que obviamente elas não puderam fazer e ficaram sem reação; ele agradeceu, as dispensou e disse à igreja: "- Isso é unidade, igreja!" Mais tarde, após o término, meu pastor me disse que nunca havia visto aquilo, mas que conhecia algo muito parecido, o que perpetuou de vez o conceito de unidade em mim, ele disse que ouviu uma vez assim: " União é um saco de batatas, unidade é o purê das batatas".
Diante das duas observações, sabemos bem o que é unidade e a sua importância.
Nós temos afastado o mundo de Deus, vou melhorar, nós temos ajudado muito o inimigo nessa missão dele, é impressionante como temos facilitado o seu trabalho. Se a nossa unidade é o que faz o mundo crer que Deus enviou Jesus para morrer por eles e que Deus os ama como ao próprio Jesus, o oposto também é verdadeiro, quanto mais divergimos, quanto mais entramos em conflitos, quanto mais diferentes e distantes uns dos outros nos tornamos, menos o mundo crê em Jesus e no Seu amor e no amor de Deus por eles.
Às vezes, é bom usar palavras não muito comuns e fortes, mas que expressam exatamente o nosso sentimento - porque quem souber, entende e quem não souber (se for interessado) busca o significado e entende também - do que tentar simplificar e passar a ideia errada. Enfim, eu sinto asco de certas coisas no nosso meio, certas coisas parecem um acinte mesmo. É pentecostal rindo de não-pentecostal porque são "frios", porque não são "irmãos", são "primos"; é não-pentecostal rindo de pentecostal, porque "eles acham que é bonito ficar dançando parecendo que estão na macumba", porque eles não entenderam o que Paulo falou sobre o uso do dom das línguas, porque eles entendem, os não-pentecostais, se dedicam muito mais ao estudo da palavra; é um acusando a igreja do outro de roubar; é gente falando que o outro é do diabo; siclano acusando beltrano de só querer gente na igreja, por causa do dinheiro delas; é rádio com suas propagandas de igrejas (você leu certo, é isso mesmo!), todas chamando cada uma para si; programas de tevê que nem sabemos mais como definir (programas de igrejas, que fique claro.); um julgando o outro, todos se achando os certos em tudo e que só quem leva a vida que a igreja deles propõe, é que serão salvos. São igrejas abertas ao lado de outras igrejas, concorrência ao estilo Mc Donald's e Bob's ao meu ver... mas pelo quê? "Não, Cássio, mas aí você que está julgando!", me falariam. Pois bem, pequei! Mas me diga que quando você vê duas igrejas coladas, você pensa: "Decidiram se unir para salvar o bairro!", em vez de: "Olha lá, uma querendo pegar membro da outra!"? Não? Deus tenha misericórdia somente da minha alma, então!
Por que não ajudam projetos de outras igrejas? Afinal, é para o Reino! Por que não criam projetos em conjunto? Que necessidade é essa de ter sempre a estampa da igreja? Por quê? Há tantos porquês!
Podem acabar comigo nos comentários (se é que alguém chegou até aqui), podem falar que nunca leram tanta blasfêmia junta, mas eu gostaria de poder responder à pergunta: "Você é de qual igreja?", com "da igreja de Cristo", sem ter que completar com "protestante metodista wesleyana" (não se trata de não estar bem na wesleyana ou em qualquer outra, se trata de querer ser da mesma que de qualquer um). Gostaria que  nosso povo fosse um mesmo! Penso que isso não vai ser fácil, mas eu penso que isso foi o que Deus sonhou para nós e eu sei que é isso que eu vou buscar e é por isso que eu vou lutar. Porque o "cordão de três dobras não se quebra tão depressa", juntos somos mais fortes em Cristo Jesus!
Esses supostos 50 milhões de crentes brasileiros podem ser muito mais relevantes para a sociedade e para o Reino se forem 50 milhões em 1.
Que a graça e a paz do nosso Senhor Jesus Cristo estejam sobre todos nós. Amém!

Compartilhe:

3 comentários

  1. a IGREJA de Cristo precisa ler isso irmão ! Deus te abençoe meu Megazord [; juntos Sempre

    ResponderExcluir
  2. Amém, Jesus! Alguém que pensa como eu! É pra glorificar de pé!
    Ultimamente tinha me pego pensando sobre isso também, Cássio. Não cheguei a esse ponto de indagações, mas também tive essa mesma ideia louca das igrejas estarem disputando como se houvesse uma concorrência estilo Bob's e Mc Donald's. É realmente triste e é péssimo admitir, mas a hipocrisia tem lotado os nossos templos e altares, infelizmente.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Essa mensagem falou direto ao meu coração! Meu sonho é ver a igreja vivendo como em Atos 2. Seria lindo demais! Uma vez ouvi também uma ilustração que me marcou: "Eu sou 0, você é 0 e todo mundo em si são 0. Cristo é 1. Temos que andar lado a lado. Formando zeros em fila. Mas se colocarmos Cristo na frente seremos muito mais. Eu mais Cristo 10. Eu vc e Cristo 100. E assim sucessivamente."
    Obrigado pela reflexão! Que Deus abençoe a ti e esse projeto!
    um abraço! Graça e Paz!

    ResponderExcluir