Santidade.

Nestes últimos dias, em meio a uma conversa com um amigo que muito estimo, ouvi dele uma certa declaração. Ele admitia acreditar sim em Deus, o Criador do Mundo, porém tal tarefa era um tanto difícil, já que Deus não "aparece" ou faz algo do tipo mais evidente. Claro, dei um desconto a ele por não conhecer a Palavra e então conversamos mais a respeito. Creio que ele tenha entendido um pouco do assunto, mas o caso é que este comentário me fez pensar no fato deste "afastamento" que a humanidade vive nos dias atuais, como também no pecado e erros que nos arrastam para longe de Deus e insultam Sua presença, assim consequentemente na Santidade e na profundidade que a envolve. 

Sabe, ao pensar; santidade requer prática. Não qualquer prática, claro! Mas a prática dos ensinos da Palavra, o livro conhecido por todos como Bíblia. Conforme você vai vivendo em Cristo e atentando para as Escrituras, você percebe que santidade, não é algo que “surge de repente”, mas é algo ganho um pouquinho a cada dia, conforme a atenção à Palavra e dedicação liberada. Com esforço também, orações, jejuns, consagração, interação com "conteúdos edificantes", força de vontade, foco e escolhas.
Quem almeja a santidade terá de escolhe-la nas horas mais difíceis de sua vida, nas mais sombrias. Terá de escolher busca-la inclusive, até mesmo sem querer, mas porque simplismente agrada a Deus. Isso é "temor" que não tem nada haver com medo mas; respeito e consciência.
Veja; é como limpar a casa todos os dias apenas porque a mãe, o cônjuge ou parceiro de moradia exige. Até que passada a necessidade de manter tudo em ordem em um certo dia ou fase em que se acha sozinho e "livre", ter a escolha de não limpar e organizar a tudo, porém a essa altura já não se acostuma mais com a bagunça e sugeira! A imundície vai contra a criação e o que se está acostumado. O odor, cor e desordem que antes não eram agravantes, agora incomodam muito. É que durante anos se tem vivido uma "vida limpa." É engraçado pensar, mas é assim!

É preciso entender também que santidade não é exclusiva à castas donzelas e puros cavaleiros seguidores do Senhor, com ministérios ou chamados, e sim principalmente, à simples moças e rapazes pecaminosos. É para os tais que ela é necessária e adequada mais do que a ninguém, estes precisam "se acostumar" a uma vida limpa.
Do mesmo modo também é necessário entender que ela não é sinal de "virgindade de corpo" (somente) mas sim de alma. É bem possível uma pessoa atualmente não mais virgem – por inúmeros motivos – ter uma vida em santidade mais verdadeira do que uma, que nasceu em Cristo e nunca se doou a ninguém, porém a mente e coração vivem a disposição do pecado.
Quando paramos para pensar um pouco melhor a respeito de tudo isto, entendemos melhor a profundidade que é a santidade, que não é questão de querer e buscar apenas, mas de exercer estando muito à vontade ao fazer isso ou não. E eu creio, com todas as minhas forças, que deveríamos mesmo busca-la, mas do que qualquer dom, ou outra coisa. Assim as manifestações e a Presença de Deus em nossas vidas seriam mais "intensas" e evidentes...
E não é disso que o mundo precisa? Principalmente nós?!

“Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem.”
(1 Pedro 1:15)

“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.”
(João 17:17)

“Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos;
sem santidade ninguém verá o Senhor.”
(Hebreus 12:14)

Compartilhe:

0 comentários