A idade e suas responsabilidades


 "Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino." (1 Coríntios: 13. 11)

 Quando eu era criança, adorava ficar na cozinha ouvindo a conversa dos adultos, preferia participar das conversas a brincar de boneca, nunca gostei de bonecas (risos). Olhava para o corpo da minha mãe e pensava quando chegaria a minha vez. Fazia planos com minha amiga de morarmos sozinhas quando atingíssimos a maioridade (e isso nunca aconteceu) (risos).

 É engraçado como a minha vida toda sempre busquei assumir responsabilidades acima da minha idade, meus amigos eram bem mais velhos, o primeiro relacionamento que tive foi com alguém bem mais velho e de uma certa forma isso me amadureceu antes do tempo. Para alguns isso não é algo tão ruim, mas para outros eu pulei fases e pensando em jogos de videogame, nem sempre é bom o suficiente pularmos fases, pois existem fases tanto na vida quanto nos jogos que se pularmos não estaremos preparados para enfrentar os desafios maiores que virão com o passar do tempo.

 A questão é que a vida e nem as pessoas estão preocupadas se você pulou alguma fase, a idade chega para todo mundo e nesse momento você precisa deixar para atrás as coisas "de menino". E de repente a vida parece ser cruel, pesada demais, tantas coisas para fazer e resolver, tantos compromissos, responsabilidades, cobranças, o mundo desabando e tudo o que você quer é voltar a ser criança.

 O que você desejava ser ou ter, você percebe que algumas coisas não foram alcançadas e começa a desejar voltar no tempo, começa a pensar que seria diferente se você tivesse curtido mais as etapas da vida. As dificuldades vem e você lembra que sua única preocupação era estudar, comer, brincar e dormir.

 Qual de nós nunca disse: "Como eu queria voltar a ser criança!"

 E o que fazer neste momento?

 Não tem como fugir, problemas não se resolvem fugindo, na verdade se solucionam enfrentando cada um de uma vez. O que tenho aprendido é que não tem como voltar no tempo, que a realidade por mais difícil que seja ela deve ser encarada. Que no mundo teremos várias fases, mas podemos vencer o jogo, só que dessa vez sem pular, mas, sim, enfrentar com determinação, sabedoria, discernimento, paciência e fé a idade e suas responsabilidades.

Compartilhe:

0 comentários